O projecto

A delegação da Alsina em Portugal participou em 2018 na construção de um novo edifício comercial da cadeia Decatlhon, localizado no Parque das Nações, na cidade de Lisboa.

Este projeto, terminado recentemente, consistiu na reabilitação de um edifício antigo com construção nova de um edifício com 3 andares. As zonas de reabilitação necessitaram de reforços estruturais em pilares e vigas existentes, com demolições parciais de laje. As zonas de construção nova foram realizadas maioritariamente com sistemas de cofragem de cocos recuperáveis da Alsina: sistema Alucubetas

 

Alsina: soluções eficazes e seguras para a construção de equipamentos

Para a execução do projeto, a Alsina colocou em obra vários dos seus sistemas de cofragem, entre os quais Alisply y Alisply Universal, Alucubetas, Alumecano e Vigas HT20.

O sistema Alisply da Alsina inclui vários sistemas de cofragem recuperável para a construção de muros e pilares. Trata-se de um sistema resistente, versátil e compatível com sistemas da mesma família, o que rentabiliza o uso do equipamento em obra. A superfície da cofragem destes sistemas é em fenólico, pelo que oferece múltiplas vantagens em comparação com superfícies de cofragem metálicas, como um menos peso, maior qualidade do betão, aumento de rendimento e uma maior resistência.

Por outro lado, o sistema Alumecano é um sistema de cofragem recuperável para executar lajes com blocos perdidos, lajes unidirecionais e lajes maciças. Este sistema utiliza apenas três elementos básicos (Porta viga, viga e basculante) , tendo como novidade o revolucionário basculante fabricado em duralumínio (alumínio estrutural) que conferem ligeireza e resistência no apoio da superfície de cofragem. Este sistema permite recuperar uma grande parte do equipamento utilizado (100% dos tricapas e 50% do escoramento) 72h depois da betonagem, sem necessidade de um novo escoramento, o que o converte num sistema de cofragem muito produtivo e rentável.