A delegação de Cofragens da Alsina em Portugal iniciou em 2017 a sua colaboração na construção do Centro de Congressos de Vilamoura, situado na cidade com o mesmo nome e pertencente à região do Algarve, em Portugal.

O projeto de edificação e equipamento, que se prevê que fique concluído em 2018, será um edifício de três pisos que dará apoio ao Hotel Tivoli, acolhendo a realização de congressos e outras atividades.

Alsina: soluções versáteis e eficazes  

Para a implementação do projeto, a Alsina forneceu 6000 m3 de Escoramento, 2000 m2 de sistema Vistaform e sistema Multiform, bem como estruturas metálicas.

O escoramento Cimbre AR-80 da Alsina é um sistema muito versátil e fácil de montar para a execução de cofragem para lajes, composto por elementos verticais de apoio e um sistema de interconexões de forma multidirecional que permite escorar tanto configurações em rede, como torres independentes e anexar elementos auxiliares como escadas de acesso e plataformas de segurança. Trata-se de um sistema multidirecional de alta resistência, devido à sua elevada capacidade de carga (até 8 TN/pé), que permite escorar qualquer elemento estrutural em construção civil. Neste caso, o escoramento serviu para realizar a cofragem das vigas de perímetro in loco, bem como o escoramento das vigas pré-fabricadas transversais, de 32 metros de comprimento e com uma altura livre de 12 metros. 

Por sua vez, a Vistaform Losas da Alsina é um sistema tradicional de cofragem para lajes expostas composto por vigas de madeira estruturais, suportadas por elementos de apoio reguláveis em altura. Trata-se de um sistema rápido e versátil, que permite distribuir as vigas e o escoramento de acordo com o peso da laje a executar, além de facilitar os pontos de união com paredes e vigas mestras, uma vez que as vigas de madeira podem ser sobrepostas. A Vistaform Losas permite a utilização de diferentes superfícies de cofragem, dependendo das exigências do acabamento do betão na obra, permitindo, assim, um acabamento exposto.